terça-feira, 19 de julho de 2011

MySpace é vendido por US$ 35 milhões


Valor está US$ 65 milhões abaixo do esperado. “O social networking pioneiro do MySpace será para sempre lembrado como o início de uma nova mídia”, afirmou Richard Rosenblatt, diretor do MySpace
A Specific Media, companhia de publicidade americana, comprou na quarta-feira (29/06/2011) o site MySpace da News Corporation, do empresário Rupert Muldoch. A News Corp é o terceiro maior conglomerado midiático americano, e vendeu o MySpace por US$ 65 milhões a menos do que era previsto. A transação custou US$ 35 milhões. A informação foi confirmada pelo próprio presidente do MySpace, Mike Jones, que divulgou um release para todos os funcionários informando a venda do site.
Em sua época áurea, o MySpace já chegou a valer perto do US$ 1 bilhão. Em 2005, foi comprado por Murdoch por US$ 580 milhões. Na época, o site era considerada a rede social mais bem sucedida do mundo, chegando a picos de 20 milhões de acessos únicos em um dia somente nos Estados Unidos. Com a chegada do Facebook, porém, a queda do MySpace foi rápida, e os investidores e anunciantes perderam rapidamente o interesse no site.
Agora, vendido por muito menos que isso, MySpace sofrerá cortes em todas as áreas, e os executivos da empresa deverão todos ser mandados embora após breve período de transição. A News Corp continuará com algo entre 5% e 10% de ações do MySpace.
De 2005 para cá, o site tentou se reinventar, mudou de estratégia e tentou consolidar-se como local para agregar música, vídeos e outras mídias, mas na área das redes sociais já havia perdido a luta contra o Facebook.
“Tenho certeza que a maioria dos empregados (do MySpace) argumentarão que a crise foi devido a uma má gestão, ou à necessidade de se atingir metas depois que a News Corp assumiu o controle, ou a problemas no departamento de tecnologia, ou a uma falta de recursos, ou à falta de incentivos de divulgação, etc. Tudo isso teria causado a queda do MySpace. Vários desses fatores podem ser verdade. Suponho que nunca saberemos. Provavelmente foi uma combinação de tudo isso. E provavelmente não ajudou o fato de querer fazer negócios, tentar crescer enquanto havia todos esses problemas e o cenário era de crise econômica”, escreveu, em seu blog, Lee Brenner, um dos diretores do site.
A transação encerra um complexo capítulo na história da internet. A News Corp já vinha há meses tentando livrar-se do site, que não era nada lucrativo. A Specific Media ainda não anunciou o que fará com o MySpace, embora tenha dado a entender que manterá o site, mas poderá reformulá-lo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário