quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Alcoolismo

Como prometido em post anterior Amy Winehouse álcool e drogas, o psot de hoje é totalmente dedicado ao Problema causado pelo alcoolismo e sua relação com a propaganda. O alcoolismo é um problema sério que envolve todas as idades, mas hoje, o nosso destaque vai para o Alcoolismo na adolescência.

Na revista Veja do dia 10/8 saiu uma matéria muito séria sobre este assunto. (Acervo digital Veja)

O alcoolismo é atualmente um problema que vários adolescentes andam enfrentando, devido ao fácil acesso a bebidas e a ampla divulgação das grandes marcas.
Cada vez é mais precoce a iniciação dos adolescentes no consumo de bebidas alcoólicas. Segundo pesquisas, 13 anos é a idade com que atualmente os adolescentes começam a beber e aos 14 anos o consumo de álcool torna-se hábito.
         Mesmo sendo proibido por lei a venda de bebida alcoólica, os adolescentes têm acesso fácil a bebida. 46% das atividades de diversão estão associadas ao consumo de álcool (festas, bares, estádios de futebol, danceterias e shows), e 88% dos adolescentes não têm dificuldade nenhuma para conseguir bebida. Falsificar o documento de identidade é uma das táticas utilizadas para driblar a fiscalização (quando esta existe).
          Mas o que levam estes adolescentes à bebida??
Problemas familiares, curiosidade e experimentação, problemas emocionais, facilidade de acesso, e principalmente, a pressão dos amigos.
        As consequências, são inúmeras, por isso devemos conscientizar os nossos adolescentes desse mal, alertando-os sobre os efeitos e malefícios, mostrando como o consumo de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial à saúde e a vida.
         A publicidade é um fator que influência muito os adolescentes, por isso o CONAR é de grande importância para que propagandas inadequadas não sejam veiculadas.


 



Vale a pena assistir a esta reportagem sobre o assunto e o vídeo sobre o efeito do álcool no organismo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário