terça-feira, 28 de junho de 2011

O curso de publicidade e propaganda

Época de vestibulares chegando, e muitas pessoas em dúvida de qual curso fazer. Por isso hoje vamos falar um pouquinho do curso de publicidade e propaganda, o mercado de trabalho e com o que você pode trabalhar sendo publicitário.

Publicidade e Propaganda

Habilitação: Publicitário
Área: Humanas
Atributos do Profissional: Criatividade e Sensibilidade
Salário Médio: R$ 2852,00
A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, idéias e negócios.
O Publicitários ( profissionais de publicidade ) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias.
Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, podemos entender todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico ( subliminar ) até o nível direto em relação ao publico.
De um modo geral, fazem parte da campanha publicitária de um produto:
  • Determinação de um publico alvo para a publicidade do produto
  • Elaboração de uma personalidade ou identidade para o produto baseado em seu público alvo
  • Definição de um nome para o produto ( quanto este não existir ) e design de uma logomarca ( identidade visual ) para o mesmo
  • Produção de peças ativas de publicidade tais como Outdoors, Jingles ( músicas publicitárias ), Flyers ( panfletos ), Propagandas de TV e Radio, Propagandas para Revistas e Jornais, Banners para Sites, etc…
Embora seja considerada uma profissão moderna, há fortes indícios que a publicidade exista desde a antiguidade clássica, como em placas encontradas na Babilônia ( Império ancestral do Oriente Médio, localizado aproximadamente onde hoje é o Iraque ) que continham inscrições informando a população sobre ofertas de alimentos, ofertas de jóias e venda de gado.
Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas idéias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.

O Curso de Publicidade e Propaganda

Publicidade e propaganda é um curso onde prática e teoria estão juntas, durante toda a grade, desde o início. Desde o primeiro ano o aluno já vai se deparar com disciplinas do tipo computação gráfica, redação, fotografia e diagramação.
Embora o prinicipal enfoque do curso, seja lapidar e treinar o lado criativo do aluno, matérias mais técnicas tais como administração e economia também fazem parte da grade para uma formação mais completa.

Especializações para o Curso de Publicidade e Propaganda

O profissional graduado no curso de publicidade e propaganda, pode se especializar nas seguintes áreas:
  • Pesquisa de Mercado: O profissional de propaganda com esta especialização atua fazendo o elo de ligação entre as agências de publicidade e os clientes. Cabe a este profissional levantar junto aos clientes as principais necessidades, requisitos e espectativas e repassa-los do melhor modo possível para dentro do contexto da agência, planejando toda a base da campanha publicitária.
  • Criação Publicitária: Especialização mais buscada, também a mais concorrida. O profissional de criação, a partir das necessidades do cliente, é o responsável por toda a criação das campanhas publicitárias. Negocia junto as mídias a compra de espaço e modos de divulgação.
  • Publicidade de Mídia: Cabe a este profissional de publicidade pesquisar e escolher as melhores opções de mídia para a divulgação dos produtos. Especialistas nas diversas mídias e nos públicos das mesmas.
  • Produção Publicitária: Profissional responsável por coordenar e dirigir a produção das peças de publicidade ( jingles, propagandas, arte, flyers, etc.. )
  • Gerência Publicitária: Profissional que deve ter um forte perfil de liderança e que atua coordenando a ação dos demais, sendo o responsável por manter a unidade e também o foco das campanhas.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Favoráveis

Hoje em dia a criação publicitária em sí é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Além da criação direta de campanhas de publicidade, o publicitário pode atuar também na produção de estratégias, na pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor e também na pesquisa das tendências futuras ( quais produtos ou serviços os consumidores vão querer nos próximos meses ou anos ).
Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções ( que acontecem ás centenas, todos os anos ) e também na acessoria de imprensa de empresas. O mercado de publicidade online, em especial no Brasil onde não é muito desenvolvido, também oferece um excelente campo para atuação.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Desfavoráveis

Os dois principais aspectos desfavoráveis da carreira de publicitários são a grande concorrência que existe nessa área e também as exigências dos clientes que muitas vezes não tem dinheiro e nem paciência para esperar resultados de médio e longo prazo.

4 comentários:

  1. Adorei o texto! Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da explicação , mas eu gostaria de saber o lado ruim da historia . Ah não existe elo de ligação ( ligação de ligação ?)

    ResponderExcluir
  3. LIGAÇÃO DE LIGAÇÃO?
    ANTA!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, me ajudou muito.

    ResponderExcluir