Desde o início, o Brasil adotou o Orkut como rede social preferida sendo inclusive o país que mais a utilizava, mas o reinado do site do Google no Brasil pode terminar ainda neste ano. A constatação veio de uma análise de Michael Bonfils, do Search Engine Watch (SEW), sobre os países que compõem o Bric: Brasil, Rússia, Índia e China. Nestes países, até agora, ocorria a predominância de outras redes sociais que não o Facebook. Esse quadro só foi alterado na Índia, que abandonou o Orkut.
No Brasil também vem acontecendo um crescimento acelerado do Facebook desde o último trimestre de 2010.
Bonfils listou alguns fatores que levam as pessoas a mudar de um para o outro. Entre eles, o pioneirismo do Facebook em facilitar o desenvolvimento de jogos “altamente viciantes” por terceiros. O Orkut também não permite a criação de páginas para empresas, e só há pouco tempo adotou um recurso de compartilhamento parecido com o “Like” do rival.
Se os internautas começam a migrar para o Facebook, os marketers vão atrás.
- Aqui na emarket também temos notado isso. Tem sido mais fácil e está dando mais retorno utilizar o Facebook para divulgar nossos clientes. A utilização do Orkut vem diminuindo e estamos concentrando mais esforços no Facebook em nossas campanhas em redes sociais – declara Bruna Dove, assessora de marketing da agência emarket.
Nenhum comentário:
Postar um comentário