segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia do profissional de Propaganda

Temos o dia dos professores, dia das crianças, dia dos pais, dia das mães, e também temos o DIA DO PROFISSIONAL DE PROPAGANDA, dia muito importante para nós e muitos dos leitores desse blog!
Nós do blog ainda não somos formadas, mas como futuras Profissionais de Propaganda desejamos a todos desta área muita criatividade, paciência, vontade, amor, etc.

Leiam este texto dedicado aos profissionais de propaganda.

Criatividade é mais ou menos como fitness. Se você quer ficar sarado, precisa exercitar. Claro que tem os criativos por natureza, que tiram sacadas dos acontecimentos mais banais do dia-a-dia, mas tem os criativos técnicos também, os caçadores de idéias. Seja como for, em ambos os casos a prática é fundamental.
Em propaganda, essencialmente, um dos paradigmas que a gente precisa quebrar de vez é que não existe idéia ruim. Existe idéia mal direcionada, mal desenvolvida, mal aproveitada. Direcionar a idéia é focar a necessidade do cliente, a verba que ele tem e os objetivos da comunicação, e voltar os miolos pra pensar nessa direção; desenvolver a idéia é entender a “sacada” como um start e não como o ponto final – é maturar bem, esgotar as interpretações possíveis para ela, é olhar a idéia por todos os ângulos e procurar um que, se possível, ainda não tenha sido enxergado antes; aproveitar a idéia é dar a ela asas, meios para que possa ser empregada no rádio, na TV, na internet, em anúncios, etc, com inteligência e, principalmente, sem se perder do conceito adotado.
Subverter a idéia.Pensar o que ninguém pensou.
Surpreender com o inesperado.
Transformar o comum em exclusivo, o clichê em novidade.
Se você é criativo de agência, se consegue isso com freqüência, com critério e objetividade, pode crer, já deve ter um cérebro tanquinho trabalhando a seu favor e do seu cliente.



AUTOR: Rogério Rothje, redator crônico


Segue abaixo alguns anúncios que encontrei pela internet dedicados a esse nosso dia!
O anúncio da APP é deste ano.


Um comentário:

  1. Olá...
    Achei seu blog por acaso,enquanto procurava algo pra homenagear este dia e já sigo você!
    ADOREI O TEXTO DE : Rogério Rothje
    Tem matérias interessantes aqui, por isso pretendo voltar mais vezes.
    Também sou apaixonada por propaganda e tenho que um blog fala sobre Marketing Infantil.
    Se você quiser conhecer, segue o endereço:
    http://propagandasbrinquedosebrincadeiras.blogspot.com.br
    SUCESSO E PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir