quarta-feira, 22 de junho de 2011

Festival de publicidade de Cannes começa com foco em digital

Palestrantes famosos, novas categorias e grande número de peças nacionais inscritas marcam edição do evento



Começou neste domingo o maior festival de publicidade do mundo estreando duas novas categorias “efetividade” – ou seja, aquilo que ela consegue provar ter trazidoem retorno para uma marca de uma campanha O novo troféu foi batizado de Creative Effectiveness e será entregue no último dia do evento, junto com os mais importantes do festival – Film, Film Craft e Titanium and Integrated Outra novidade é a premiação para holding do ano: toda agência que tem 20% ou mais de seu capital controlado por uma “agência holding” irá contribuir com pontos para o desempenho dela ao longo do festival – e o troféu será entregue no sábado. Logo no primeiro evento oficial de Cannes, na manha deste domingo, o marketing digital foi assunto. O Brasil foi o segundo pais com mais campanhas inscritas (2.647 no total, atrás apenas dos EUA), certamente sairá do evento com diversos Leões de Ouro para adornar as prateleiras das agências nacionais. O primeiro dia foi aberto com uma palestra sobre “idéias que duram”, feita pelos executivos da agencia goviral. Martin Lindstrom, especialistas em marcas, traçou um paralelo entre marcas e religiões, trazendo ao publico uma pesquisa que mostra que as duas coisas, quando bem sucedidas, ativam áreas semelhantes do cérebro. “É um pouco assustador, mas também fascinante”, disse.

Com a importância da internet tornando-se cada vez mais óbvia para agências e anunciantes, o marketing digital – inclusive aquele feito para plataformas móveis – será um dos destaques do evento. Haverá diversas palestras sobre o assunto, assim como um seminário sobre "Social Mobile Marketing", que contará com idéias do Dr. Orin Levine, do Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, e de Mitch Spolan, da LivingSocial. Especialistas como James O’Connor, da Velti, também irão abordar o tema no evento.

O AMOR ESTÁ NO AR – OU MELHOR, ONLINE – NA TURMA DA MÔNICA JOVEM

Os personagens mais emblemáticos de Mauricio de Sousa, Mônica e Cebola, assumem o namoro nas redes sociais em filme criado pela MF5 e produzido pela Digital 21. Para promover o lançamento da edição 34 da revista Turma da Mônica Jovem, da Panini, a agência preparou uma ação que mostra a repercussão digital que a união causou na turminha do Bairro do Limoeiro. No comercial, um smartphone lança a dica: “O amor está no ar”. Logo depois, Magali e Cascão conversam sobre a “fofura” do mais novo casal.



Nas redes sociais, a “dentuça” dá o veredito: com a capa da revista, ela afirma que “está in love”. Chegou a hora da verdade: Cebola percebe que, se não pedir a Mônica em namoro, vai correr o sério risco de perdê-la para outro garoto. Desde os tempos da turminha, com tantos planos infalíveis, nós nas orelhas do Sansão e coelhinhos voando sobre cabeças, Mônica e Cebola estão sempre divididos entre disputas e alianças. Às vésperas do Dia dos Namorados, chega finalmente o momento de colocar as cartas na mesa. O namoro mais comentado do momento sai dos quadrinhos e invade o mundo real e o online – afinal, assim como grande parte dos adolescentes de hoje, a turminha vive conectada.

Fonte: Ana Castilho | Giusti Comunicação Estratégica | (GC)

terça-feira, 21 de junho de 2011

TALENT DIVULGA O MIZUNO PROPHECY

A Talent lança campanha para divulgar o novo tênis Mizuno Wave Prophecy, da Alpargatas. Com a ideia de romper todos os conceitos do universo de running, o Mizuno Wave Prophecy chama a atenção pela mistura de cores fortes em conjunto com a placa Wave Infinity Estendida, agora presente do calcanhar até a ponta dos pés, diferencial que impulsiona o corredor a cada passada. O modelo, que é um lançamento mundial da marca, reúne nove tecnologias exclusivas da Mizuno. Além de anúncios de mídia impressa e lançamento de um hotsite sobre o produto, a campanha contará com grande interação com consumidores por meio das redes sociais, como Facebook (www.facebook.com/mizunobrasil) e, especialmente, pelo Twitter (@mizunobr). Por meio do slogan “Seja seguido”, o novo Mizuno é apresentado como um tênis que está à frente de todos: sejam os seus concorrentes, os corredores do mundo real ou os admiradores do mundo virtual. A campanha estreou na última sexta-feira, 10 de junho, em revistas femininas, fitness, negócios e comportamento.


Ficha técnica
Criação: Alexandre Nego Lee e Rodrigo Bombana
Direção de criação: João Livi, Alexandre Nego Lee e Rodrigo Bombana
Art buyer: Mario Coelho
Produtor gráfico: Ingo Santos e Matias Santos
Arte-finalista: Pedro Neto
Revisor: Emílio Gonzalez
Fotógrafo: Marcel Valvassori
Tratamento de imagens: Boreal
3D: Gelmi
Mídia: Paulo Stephan, Maurício Almeida, Leila Rocha e Thiago Munhoz
Planejamento: Mari Zampol e Thiago Lopes
Atendimento: Erick Machado, Rafael Barajas e Camila Mancebo
Aprovação pelo cliente: Márcio Utsch, Fernando Beer e Ricardo Matera

Fonte: Aline Camargo | Comunicação Corporativa Talent | (GC)

Facebook deve assumir liderança no mercado de anúncios online

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A receita de publicidade do Facebook nos Estados Unidos chegará a 2,2 bilhões de dólares em 2011, tomando o lugar do Yahoo e abocanhando a maior fatia do mercado online de anúncios visuais.
Essa receita dará ao Facebook uma participação de mercado de 17,7 por cento em publicidade visual na Internet nos EUA, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira pela empresa de pesquisa eMarketer. No ano passado, esse dado era de 12,2 por cento.
Os números mostram a trajetória crescente do Facebook, a maior rede social do mundo. A companhia viu seu valor de mercado subir para cerca de 80 bilhões de dólares em recentes transações de suas ações no mercado privado e alguns investidores antecipam que o Facebook pode fazer uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) já no próximo ano.
Embora o Facebook tenha agarrado a liderança, o analista do eMarketer, David Hallerman, disse que o mercado geral para anúncios online, que incluem os chamados banners, os vídeos promocionais e patrocínios de websites, está crescendo robustamente, a ponto de beneficiar diversas companhias.
"Este não é um jogo com resultado igual a zero", disse Hallerman, afirmando que o mercado de anúncios visuais na Internet está registrando um rápido crescimento à medida que tanto grandes marcas internacionais quanto pequenos negócios locais estão utilizando a Web para chegar aos consumidores.
Companhias da Internet como Yahoo, Google e Microsoft estão competindo por estes anunciantes, à medida que novos concorrentes, como a empresa de compras coletivas Groupon, oferecem alternativas de divulgação online.

Alexei Oreskovic

COCORICÓ LANÇA CAMPANHA EM 3D PARA COMEMORAR SEUS 15 ANOS.


Quem for assistir Kung Fu Panda 2 nos cinemas da rede Cinemark vai se deparar com um vídeo em 3D da Turma do Paiol nos primeiros minutos de projeção. A iniciativa, patrocinada pela TV Cultura no circuito Cinemark dos principais shoppings centers da Grande São Paulo, faz parte da campanha de aniversário de 15 anos do programa infantil Cocoricó e do lançamento de sua nova temporada na tela da TV Cultura, que aconteceu dia 18 de junho, sábado. A partir do dia 24 de junho, quando estreia nos cinemas a animação Carros 2, mais um vídeo, também em 3D, circulará nos mesmos espaços. “Há 15 anos falando a língua do seu filho” é o slogan da campanha.

O plano de mídia conta também com inserções publicitárias nos principais jornais e revistas do País, além dos veículos de comunicação especializados. No ar desde 1996, o Cocoricó encanta o público infantil com as histórias do Júlio e seus amigos. As aventuras mesclam, com muito ritmo, cor e dinamismo, temas relativos às áreas cognitivas, emocionais, físicas e sociais. Sinônimo de sucesso, a atração já garimpou oito prêmios, sendo três internacionais, é exibida atualmente em pelo menos quatro países além do Brasil, e comercializou, só em 2010, 6,5 milhões de produtos com a sua marca.

Fonte: Guilherme Mariano | Assessoria de Comunicação TV Cultura | (GC)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SONHO DE INTERNAUTA NA EMBALAGEM DE SONHO DE VALSA

Para destacar a nova embalagem selada de Sonho de Valsa, que deixa o bombom ainda mais crocante, a agência interativa W3haus criou o aplicativo “Meu sonho” para o Facebook. Com a ferramenta, os internautas poderão compartilhar seus sonhos por meio de uma embalagem personalizada de Sonho de Valsa. A estratégia para o produto da Kraft Foods Brasil é se apoiar no gosto dos brasileiros pela tecnologia e pelas redes sociais e gerar uma experiência divertida com o produto.


Para compartilhar seu sonho com os amigos de Facebook, basta o usuário escrevê-lo na página do aplicativo juntamente com seu nome. O resultado é uma imagem personalizada do bombom, que no lugar de “Valsa” no logo “Sonho de Valsa” trará o nome do internauta. Na hora de compartilhar o bombom personalizado, o usuário também divulga uma mensagem com seu sonho para os amigos.

Fonte: Daniela Dahrouge Alves | Giusti Comunicação Integrada | (GC)

KUNG FU PANDA NO MCDONALD’S


CREATA É RESPONSÁVEL PELO MATERIAL DE ATIVAÇÃO DO MCDONALD’S PARA KUNG FU PANDA.

A Creata Brasil, agência especializada em marketing para crianças e famílias, é responsável pela criação e desenvolvimento do material da nova ativação do McDonald’s, que teve início no último 9 de junho, tendo com tema os personagens do filme Kung Fu Panda 2.


A linha de itens desenvolvidos pela Creata, com os personagens do longa, conta com as surpresas, que vêm junto ao McLanche Feliz e com o material de PDV, que inclui adesivos para portas, chão e mesa, lâmina de bandeja e para colorir, displays de mesa interativos e para o drive true, quiz sobre o filme, photo oportunity, viseiras, jogo de cartas e bonés para todos os funcionários do Brasil. A Creata também elaborou toda a plataforma digital da promoção, que inclui hotsite, com conteúdo sobre as propriedades e as surpresas, além de quatro games e informações para as mães.


Fonte: Bianca Alvarenga e Thaís Murbach | Activa Comunicação