sábado, 24 de março de 2012

Síndrome de down e a publicidade

Na última quarta-feira, dia 21 de março, foi o Dia Internacional da Sindrome de Down.
O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela “Down Syndrome International” como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21, em inglês), uma alusão à trissomia do cromossomo 21, responsável pela síndrome.
Mas então, qual a importância deste dia?
Apesar de muito se falar atualmente sobre a Síndrome de down, pouco se sabe sobre ela, por isso a importância deste dia, um dia de reconhecimento da síndrome.
Ela não é uma doença, e sim uma alteração genética e pode ocorrer com qualquer pessoa, independente do sexo, raça, classe econômica.
O grande e maior problema da nossa sociedade é que ainda persiste o preconceito e discriminação com os portadores da síndrome.
A publicidade é muito importante para incluir os portadores da síndrome na sociedade, pois atualmente inúmeras campanhas são feitas para explicar o que é a síndrom, tirar dúvidas, e principalmente para que haja maior inclusão dos portadores da síndrome no mercado de trabalho, escolas, clubes,etc.
Apesar de não ter assistido, fiquei sabendo que o programa da Xuxa da TV Globo neste último sábado, fez um "especial" muito bonito sobre o tema.

Nesses últimos anos, o apoio aos portadores da síndrome aumento, pois no início da sua carreira como deputado federal, o ex-jogador brasileiro, Romário, pai da menina Ivy, que têm síndrome de down, começou uma luta pelos direitos das pessoas com deficiência. No congresso, Romário disse: “Os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais. Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”.

E é graças a inclusão dessas pessoas na sociedade é que elas podem ter uma chance de aproveitar melhor a vida e não tendo que ficar fechado dentro de casa sendo tratatado como uma eterna criança.

Veja o que a publicidade já preparou para este dia.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário