quinta-feira, 15 de março de 2012

15 de março - Dia do consumidor

Já comemoramos o dia do publicitário e agora é a vez do dia do consumidor, peça fundamental para a
publicidade e propaganda.

Todos os seres humanos são consumidores, pois nós comemos, nos vestimos, compramos alimentos, móveis, imóveis, revistas, livros, eletrodomésticos, eletrônicos, etc, enfim, o consumidor é toda aquela pessoa física (pessoa) ou jurídica (empresa) que adquire um serviço ou produto para o seu próprio uso.
E aqueles que fornecem esses produtos ou serviços para nós são os fornecedores, e eles devem seguir inúmeras normas que garantem ao consumidor qualidade, preço justo, etc. Para que o consumidor não tenha qualquer tipo de prejuízo, está em vigor desde 1991 o Código de Defesa do Consumidor.

Qual a importância do consumidor para a publicidade e propaganda??
O consumidor é importantíssimo para a existência da nossa profissão, pois nós vivemos em sociedade, e ela nos expõe a inúmeras ocasiões e pressões que vão influenciar  o nosso comportamento.
O estudo do comportamento do consumidor é de grande importância, pois é através dele que conhemos o consumidor e a sua satisfação, a razão do estudo para a produção de novos produtos.
Os consumidores podem ser influenciados por diversos fatores: os grupos de referência (grupos que pertencemos e que a sociedade padroniza o comportamento), estilo de vida (está relacionado a classe social, pois o poder financeiro interfere na compra de um produto), cultura (ela irá determinar o que deverá ser seguido pelo indivíduo, sendo que um mesmo produto pode produzir efeitos diferentes em cada consumidor), líderes de opinião (um líder de opinião pode ajudar na decisão de compra, um exemplo seria a Xuxa, nós sabemos que ela não utiliza os produtos Monange da qual é garota propaganda, mas as pessoas continuam comprando porque ela é a garota propaganda).

  O consumidor também pode ser estudado por suas características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamental.

O mais importante é que é graças ao consumidor que as vendas, empregos, etc, são crescentes, e o seu estudo é fundamental para ver qual é o seu desejo ou necessidade.

Afim de satisfazer este consumidor, hoje encontramos inúmeras propagandas feitas para ele, com promoções, vantagens, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário