quinta-feira, 30 de junho de 2011

Publicidade móvel: Mercado a ser explorado no Brasil

A Mobile Marketing Association da América Latina (MMA Latam) realizou uma pesquisa com a Nielsen, sobre o mercado de mobile marketing em três países: Brasil, Argentina e México. Trata-se do primeiro levantamento feito nestes mercados a respeito do tema. O objetivo foi apurar o conhecimento e a utilização das ferramentas do mobile marketing pelas agências de publicidade e propaganda desses três importantes mercados latino-americanos.

A pesquisa teve como amostras as 100 principais agências de cada país, totalizando um universo de 300 empresas, divididas nas seguintes categorias: agências digitais, agências offline, agências de promoção e ativação, agências digitais e off line, e agências digitais, off line e de promoção. A pesquisa de campo foi realizada entre março e maio de 2011, com a participação de gerentes de mídia, atendimento e planejamento. No Brasil, esta pesquisa contou com o patrocínio da TIM.

“Nosso objetivo com essa pesquisa foi o de apurar como, onde e o quanto as agências de publicidade do Brasil, Argentina e México estão empenhadas em colocar a mobilidade nas campanhas de seus clientes. Esse é um tema novo e informações sobre o assunto ainda são escassas. Um dos resultados apurados é que 62% das agências no Brasil declararam que fizeram ações de mobile marketing em 2010 e para 2011 esse número cresce para 87%. Ao mesmo tempo, as agências brasileiras entrevistadas estão gastando apenas 4% de seu orçamento no canal móvel”, diz Jesper Rhode, chairman do conselho da MMA Latam.

Segundo Thiago Moreira, diretor de Telecom da Nielsen Brasil, “um dos principais pontos apontados pela pesquisa no Brasil é que a maioria das iniciativas das agências em mobile marketing utiliza multimídia, com jogos e downloads de músicas e vídeos. Com isso atinge um público que possui aparelhos mais avançados, high end, chegando, por exemplo, a atingir 50% somente entre aqueles que utilizam iPhones. Já 43% das agências argentinas e 41% das mexicanas devem dirigir suas campanhas de mobilidade móvel para iPhone.”

Para Rogério Takayanagi, diretor de Marketing da TIM, “O mobile marketing, apesar de não ter decolado ainda, possui um potencial incrível. Precisamos elevar o conhecimento sobre o assunto e mostrar que é um campo que pode ser mais explorado,” pontua. “Ajudamos no desenvolvimento da pesquisa justamente pela necessidade de se estruturar um modelo de negócios e de se estabelecer regras para os atuais players do mercado”, completa o executivo.

A pesquisa apontou também que no Brasil, para 83% das agências, o mobile marketing é um canal que pode ser melhor explorado e que 41% delas acham que a eficácia das campanhas móveis é afetada pela obrigatoriedade do pagamento do SMS pelo usuário.

Para as agências argentinas esses percentuais são, respectivamente, 65% e 29% enquanto para as mexicanas são, respectivamente, 44% e 26%. Esse é um dos motivos pelos quais as campanhas atuais de mobilidade são mais voltadas para os equipamentos high end, onde as pessoas conseguem acessar o conteúdo sem custos adicionais, apenas utilizando seus planos de dados.

No Brasil, 30 das 33 agências digitais entrevistadas declararam ter realizado ações de publicidade através dos celulares. Já em 2011 as agências pretendem direcionar 14% das suas campanhas para tablets, 11% para e-readers e 11% para netbooks.

Na Argentina os conteúdos das campanhas mais utilizados foram informações e alertas sobre produtos, vendas e ofertas (30%), jogos (26%) e downloads de músicas e vídeos (21%). Já no México os conteúdos das campanhas mais utilizados foram informações e alertas sobre produtos, vendas e ofertas (32%), downloads de músicas e vídeos (27%) e jogos (20%).

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Publicidade digital avança no mundo

Pesquisa de mídia e entretenimento da PWC em 48 países mostra que segmento crescerá 13% ao ano até 2015

A publicidade digital vai ocupar a segunda posição como espaço de mídia, superando os anúncios em jornais no próximo ano, quando alcançará receita de US$ 90,7 bilhões, ficando atrás somente dos investimentos em TV, que ocupam a primeira posição com grande vantagem – em 2010, a receita chegou a US$ 169, 7 bilhões. No intervalo de cinco anos, o digital vai comandar a expansão publicitária com crescimento médio anual de 13%, enquanto os recursos em TV devem aumentar na ordem de 6,5%. A verbas em 2015 serão de US$ 127,6 bilhões e US$ 232,6 bilhões, respectivamente, segundo pesquisa de mídia e entretenimento realizada pela consultoria PWC em 48 países pelo mundo.

De acordo com Estela Vieira, sócia da PWC-Brasil e líder da Media e Entretenimento, o aumento reflete um novo espaço em que as empresas precisarão definir suas atuações. “Investir na área digital exigirá um processo de amadurecimento grande e eles precisarão interagir e buscar os espaços onde os seus respectivos clientes se encontram”, afirma. Pela sondagem, os maiores crescimentos serão na Colômbia, 28,1%, Venezuela, 27,5%, China, 26,6%, Oriente Médio e África, 26%. A projeção média para o Brasil ficou em 10,3%, com uma verba de US$ 1,2 bilhão. Com exceção da China, todos esses países evoluem a partir de pequenas bases. Os Estados Unidos, só para variar, lideram o segmento digital. Em 2015, segundo a estimativa de taxa de elevação média de 12,2%, os valores chegarão a US$$ 46,3 bilhões no país norte-americano – no ano passado, a soma fechou em US$ 26 bilhões.

Os números positivos repercutem a retomada da economia global. Em 2010, o mercado publicitário voltou a crescer, 5,8%, após acumular perdas de 12% desde 2007. Os volumes saíram de US$ 417,8 bilhões para US$ 442,2 bilhões. A elevação mais expressiva ficou com o setor de videogames, 17,2%, que manteve altos índices de aceleração mesmo no período de crise financeira; seguido da área digital, com 14,9%, após um crescimento singelo em 2009, 3%; e de publicidade televisiva, com fechamento em 10,2%, em contraposição à retração apresentada no ano anterior, 7,3%. O segmento business-to-business foi o único a seguir com diminuição dos investimentos, 3,3%.

Publicidade nacional
Após registrar leve retração de 0,6% em 2009, o Brasil deu a volta por cima em grande estilo com expansão de dois dígitos, 16,1%, impulsionado pela forte retomada dos investimentos em publicidade televisiva, 20,6%, depois de um saldo pífio de 0,9% no ano anterior; e acompanhado de perto pelas inserções comerciais no meio digital, 18,9%. Mídia out-of-home, 15,7%, e videogames, 12,5%, também se destacaram.

Na perspectiva para os próximos cinco anos, o mercado de rádio é a promessa, com volume médio de crescimento anual de 12,3%, saindo de uma base de US$ 615 milhões para US$ 1,1 bilhão. Publicidade em TV, de acordo com a pesquisa, passará dos atuais US$ 7,830 bilhões para US$ 12,9 bilhões, mantendo uma média de 10,6% ao ano de alta.

Mídia e entretenimento
O segmento de entretenimento e mídia, que inclui investimentos publicitários e gastos dos consumidores para ter acesso às mídias, como alcance à internet de qualidade, registrou aumento em 2010, com uma receita de US$ 1,4 trilhão, o que corresponde a um crescimento de 4,6%, depois de contabilizar queda de 2,4% em 2009. Para os próximos cinco anos, a expectativa é de que os números atinjam o nível de US$ 1,9 trilhão. Os segmentos de assinaturas de TV e licenças, com 16,6%, acesso à internet, 16,5%, e publicidade em rádio, 12,3%, projetam as maiores expansões.

O Brasil, com alta de 15,3% e uma cifra de US$ 33,1 bilhões, apresentou um resultado mais significativo, ficando atrás apenas da Indonésia, 18,9%, Filipinas, 18,2%, e Tailândia, 17,2%. Os segmentos de acesso à internet, com alta de 22,2%, e propaganda na TV e na internet, com 20,6% e 18,9%, respectivamente, puxaram os aumentos nacionais.

De acordo com a pesquisa, China e Brasil serão os países que responderão pelas maiores médias de crescimento no período de 2011 a 2015, com 11,6%, 11,4%, respectivamente. Percentuais elevados na comparação com os Estados Unidos, com crescimento previsto de 4,6%, e Japão, 2,5%, países que detêm a liderança do ranking.

Confirmado o quadro, a China deve ocupar terceira posição até o término de 2011, quando terá receita de US$ 96 bilhões, uma variação de 12,2%, superando a Alemanha. A expansão do Brasil deve levá-lo da atual 10ª colocação para a sétima no final de 2014, ultrapassando os mercados de mídia e entretenimento do Canadá, Itália e Coreia do Sul.

 Marcos Bonfim
Via Propmark

terça-feira, 28 de junho de 2011

O curso de publicidade e propaganda

Época de vestibulares chegando, e muitas pessoas em dúvida de qual curso fazer. Por isso hoje vamos falar um pouquinho do curso de publicidade e propaganda, o mercado de trabalho e com o que você pode trabalhar sendo publicitário.

Publicidade e Propaganda

Habilitação: Publicitário
Área: Humanas
Atributos do Profissional: Criatividade e Sensibilidade
Salário Médio: R$ 2852,00
A Publicidade e Propaganda é uma carreira diretamente relacionada a criatividade, sensibilidade e também a difusão de novos produtos, idéias e negócios.
O Publicitários ( profissionais de publicidade ) tem como principal função atuar imaginando, planejando, produzindo e executando peças publicitárias ou campanhas publicitárias.
Como peças publicitárias ou campanhas publicitárias, podemos entender todo o plano e esforço de divulgação de uma marca ou produto, passando por diversos níveis, desde o nível psicológico ( subliminar ) até o nível direto em relação ao publico.
De um modo geral, fazem parte da campanha publicitária de um produto:
  • Determinação de um publico alvo para a publicidade do produto
  • Elaboração de uma personalidade ou identidade para o produto baseado em seu público alvo
  • Definição de um nome para o produto ( quanto este não existir ) e design de uma logomarca ( identidade visual ) para o mesmo
  • Produção de peças ativas de publicidade tais como Outdoors, Jingles ( músicas publicitárias ), Flyers ( panfletos ), Propagandas de TV e Radio, Propagandas para Revistas e Jornais, Banners para Sites, etc…
Embora seja considerada uma profissão moderna, há fortes indícios que a publicidade exista desde a antiguidade clássica, como em placas encontradas na Babilônia ( Império ancestral do Oriente Médio, localizado aproximadamente onde hoje é o Iraque ) que continham inscrições informando a população sobre ofertas de alimentos, ofertas de jóias e venda de gado.
Consideradas uma das principais variáveis que movimentam a economia mundial, seja através da divulgação de novos produtos ou seja através da divulgação de novas idéias, a publicidade é uma das maiores indústrias do mundo, tanto em volume financeiro, quanto em volume de produção de conteúdo.

O Curso de Publicidade e Propaganda

Publicidade e propaganda é um curso onde prática e teoria estão juntas, durante toda a grade, desde o início. Desde o primeiro ano o aluno já vai se deparar com disciplinas do tipo computação gráfica, redação, fotografia e diagramação.
Embora o prinicipal enfoque do curso, seja lapidar e treinar o lado criativo do aluno, matérias mais técnicas tais como administração e economia também fazem parte da grade para uma formação mais completa.

Especializações para o Curso de Publicidade e Propaganda

O profissional graduado no curso de publicidade e propaganda, pode se especializar nas seguintes áreas:
  • Pesquisa de Mercado: O profissional de propaganda com esta especialização atua fazendo o elo de ligação entre as agências de publicidade e os clientes. Cabe a este profissional levantar junto aos clientes as principais necessidades, requisitos e espectativas e repassa-los do melhor modo possível para dentro do contexto da agência, planejando toda a base da campanha publicitária.
  • Criação Publicitária: Especialização mais buscada, também a mais concorrida. O profissional de criação, a partir das necessidades do cliente, é o responsável por toda a criação das campanhas publicitárias. Negocia junto as mídias a compra de espaço e modos de divulgação.
  • Publicidade de Mídia: Cabe a este profissional de publicidade pesquisar e escolher as melhores opções de mídia para a divulgação dos produtos. Especialistas nas diversas mídias e nos públicos das mesmas.
  • Produção Publicitária: Profissional responsável por coordenar e dirigir a produção das peças de publicidade ( jingles, propagandas, arte, flyers, etc.. )
  • Gerência Publicitária: Profissional que deve ter um forte perfil de liderança e que atua coordenando a ação dos demais, sendo o responsável por manter a unidade e também o foco das campanhas.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Favoráveis

Hoje em dia a criação publicitária em sí é a área com os melhores salários e também a mais concorrida. Além da criação direta de campanhas de publicidade, o publicitário pode atuar também na produção de estratégias, na pesquisa e acompanhamento do mercado consumidor e também na pesquisa das tendências futuras ( quais produtos ou serviços os consumidores vão querer nos próximos meses ou anos ).
Em especial nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções ( que acontecem ás centenas, todos os anos ) e também na acessoria de imprensa de empresas. O mercado de publicidade online, em especial no Brasil onde não é muito desenvolvido, também oferece um excelente campo para atuação.

Publicidade e Propaganda: Aspectos Desfavoráveis

Os dois principais aspectos desfavoráveis da carreira de publicitários são a grande concorrência que existe nessa área e também as exigências dos clientes que muitas vezes não tem dinheiro e nem paciência para esperar resultados de médio e longo prazo.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Embalagens de cigarro ganham imagens fortes nos EUA

As imagens, que ocuparão mais de 50% do espaço dos maços, chegam aos mercado em setembro de 2012


 São Paulo - A partir de setembro de 2012, fortes imagens de advertência irão estampar as embalagens de cigarros americanos - a maior mudança nas embalagens da indústria do tabagismo do país em 25 anos.  O espaço para a anti-publicidade tomará mais de 50% de cada maço.

A campanha anti-fumo é similar à adotada no Brasil em 2001 e mostra cenas impactantes de pacientes com doenças decorrentes do vício em nicotina - pulmões enegrecidos, boca com cicatrizes e pessoas hospitalizadas em estado grave. 
A  escolha dos nove textos de advertência e as imagens foi feita pela FDA (Food and Drug Administration), a agência de controle de alimentos e medicamentos do país, com ajuda de sugestões da população. 

Via EXAME

 

Mensagem subliminar

É a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.
A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.
A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.
A percepção subliminar é de fato comprovada cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências. No entanto, até hoje, a persuasão subliminar não conseguiu ser comprovada, ainda que alguns pesquisadores independentes aleguem terem experimentos que de fato comprovariam a existência da persuasão. Infelizmente até hoje ainda não existe nenhum trabalho publicado em periódicos científicos que confirme essa afirmação, desde a época em que o conceito de mensagem subliminar foi definido.

A Publicidade Subliminar frente a outras formas de publicidade
Devido a mudança na conceituação de subliminaridade, muitos afirmam que determinados tipos de publicidades, lícitas e comumente praticadas, também seriam exemplos de mensagens subliminares encontradas na mídia.

A Publicidade Associativa

Em muitas ocasiões e em círculos pouco informados se confunde a técnica subliminar com a técnica associativa com exemplos como:
  • Os anúncios de bebidas alcoólicas se vem acompanhados de grupos de jovens, belos e bem vestidos.
  • Um automóvel se anuncia e se associa com êxito, beleza e virilidade.
  • Os produtos para o lar são anunciados por famílias felizes e completas (com pai, mãe e um, dois, três filhos), que vivem em uma casa que indica a sua posição social.
  • Em muitos dos anúncios de produtos cosméticos, como loções ou perfumes, é uma mulher jovem, sensual, bela, quem vende o produto. Isto apela ao desejo das pessoas de encontrar uma mulher com certas características estéticas e a que quem se sintam identificados.
Seguindo a definição acima indicada se pode discutir se estes exemplos não seriam subliminares porque as imagens, dos ambientes e as situações são conscientemente percebidas, tanto é assim que passado o anuncio se podem resumir e descrever.

Legislação:
No Brasil existe também uma passagem no Código de Defesa do Consumidor que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados. Diretamente extraído do artigo 36:
"Art. 36. A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal."
"Parágrafo único. O fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem."

Parte-se do princípio que o consumidor tem o direito de escolher aquilo que deseja ou não adquirir (e também assistir) - o direito constitucional à liberdade de escolha. Mensagens subliminares apresentam conteúdos que não podem ser vistos de forma consciente, o espectador não pode usufruir de seu direito de escolher não vê-la por não estar consciente de sua existência. Portanto, a mensagem subliminar mostra-se inconstitucional.



domingo, 26 de junho de 2011

Mc Donald's: Simples e simplesmente

Uma coisa simples pode se transformar em simplesmente perfeita: um simples sorriso pode se tornar simplesmente um grande amor, uma simples atitude pode ser simplesmente a diferença, e uma simples folha de alface pode fazer parte de um Big Mac.
É com esse conceito que o McDonald’s lançou no Brasil e em 18 países da América Latina sua nova comunicação. Assinada pela Taterka, Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela foram os destinos escolhidos pela Taterka para filmar a campanha, uma produção que terá ao todo oito filmes. Também serão veiculados anúncios de revista.

Assista ao filme:
 

Jose Cuervo muda posicionamento internacional de sua marca

Nova assinatura e ações de marketing reforçam origem da bebida e a história da destilaria.
 A destilaria Jose Cuervo, líder do mercado mundial de tequilas, lança um novo posicionamento de marca para seus mercados internacionais. Com uma nova assinatura, criada pela agência Albion (Londres), a empresa pretende enfatizar cada vez mais a origem e a história da marca.
Desta forma, a empresa abandona o antigo conceito “Living Notoriously Well” (Vivendo notoriamente), para adotar a assinatura “Cuervo. The tequila from Tequila” (Cuervo. A tequila vinda de Tequila). Este novo posicionamento de marketing será estendido para todo o portfólio da empresa, desde a linha Especial até a tequila premium Reserva de La Familia e celebra a origem da marca, a primeira destilaria da América Latina, fundada em 1795 por Jose Antonio de Cuervo na cidade de Tequila, localizada no estado mexicano de Jalisco.

Duzentos e cinquenta anos e dez gerações depois, a empresa ainda é comandada pela família Cuervo na mesma cidade que batizou o tipo da bebida, e mantém viva as tradições e as técnicas centenárias de destilação do produto. A Jose Cuervo tornou-se a tequila número um do mundo, e a 8ª maior marca de destilados atualmente. Para Peter Gutierrez, diretor internacional da Jose Cuervo, o trabalho de conscientização do público para a história da Jose Cuervo é uma missão que será cumprida por meio deste novo posicionamento de marketing. “É uma tragédia que a história da marca e a mágica da tequila continuem sendo um mistério. Você não vira a tequila preferida de todo o mundo por acidente”, diz ele.

Outro elemento do novo posicionamento é a ação ‘Ice Cold Serve’ (em português, ‘servir gelado’). A ideia é cimentar o conceito de que as tequilas Jose Cuervo são mais bem apreciadas quando servidas geladas a -10ºC, como são consumidas no México. Essa ação será apoiada por campanhas de marketing em todos os mercados onde a Jose Cuervo atua _90 países.

Sobre a Jose Cuervo
A história da tequila se confunde com a história da destilaria Jose Cuervo, atualmente marca líder no setor em todo o mundo. A empresa é a primeira destilaria da América Latina. Foi fundada em 1795 por Jose Antonio de Cuervo, que recebeu terras do rei da Espanha em 1758, antes que o México se tornasse uma república. Jose Antonio de Cuervo também foi a primeira pessoa a produzir a legítima tequila no mundo, em 1812, introduzindo o método da dupla destilação do Agave Azul.

Hoje em dia, as tequilas da família Cuervo estão presentes em mais de 90 países, e ajudaram a fazer do destilado um dos produtos de exportação mais icônicos do México. Além da Jose Cuervo Platino, a empresa também oferece os rótulos blended (mínimo 51% Agave Azul) Jose Cuervo Silver, Jose Cuervo Gold e Jose Cuervo Black (añejo), e os rótulos 100% agave Tradicional (reposado) e Reserva de La Familia Extra Añejo.



sábado, 25 de junho de 2011

História do Mc Donald's

Em 1937, Rick (Richard) e Mac (Maurice) McDonald, cansado de ser empregados, sairam de sua terra natal, New Hampshire para a Califórnia para abrir uma pequena empresa chamada Airdrome perto do antigo aeroporto de Monróvia. Na lanchonete começou a servir apenas cachorros-quentes, suco de laranja, café e chá, os ganhos foram suficientes após três anos pensaram em algo melhor, mas nunca imaginaram o quão longe chegariam.

Mudaram o negócios do aeroporto para San Bernardino, em 1940, ao longo da Rota 66, mas transformaram completamente o negócio.Transformaram em uma churrascaria, onde os clientes podiam escolher de 25 sugestões do menu. Demorou oito anos para perceberem que 80% dos lucros de seu negócio vinha dos hamburguers, que lhes deu uma idéia de transformar completamente o negócio, fechando no Outono de 1948 para reforma.

Na sua reabertura em Dezembro de 1948, os irmãos McDonald tinha reduzido o seu menu de 25 itens para venda apenas de hamburguers, introduzindo o novo sistema de fast food, os hamburguers eram preparados seguindo a mesma idéia  das linhas de montagem industrial, aumentar significativamente a velocidade em servir os hamburguers, bem como o seu tamanho.

Graças ao preço baixo dos hamburguers, 15 centavos de dólar cada um, de boca em boca começou. O negócio aumentou significativamente, embora o golpe final se daria um ano após a reabertura do restaurante, com a introdução dos menus que incluia um shake e batatas fritas com o hamburguer.
No início dos anos 50 o restaurante aberto em San Bernadino começou a dar lucro, e começou a atrair a atenção de muitos empresários, até apareceu em várias publicações pelo seu sucesso, graças a sua inovadora concepção de restaurante. Em 1952 os irmãos McDonald venderam sua primeira franquia para Neil Fox, em Phoenix, uma ocasião que aproveitaram para fazer o protótipo do que seria no futuro a nova lanchonete do McDonald's, criando neste processo os arcos amarelos que se transformariam ao longo dos anos no símbolo da multinacional.

Ambos os negócios continuaram a crescer consideravelmente nos anos seguintes, o que os levou a ter que comprar seis máquinas para fazer shakes em seu restaurante em San Bernardino de uma empresa liderada por Ray Kroc. Este fato chamou a atenção de Kroc, era normal para cada restaurante comprar uma única máquina, isto o fez vir de Chicago ao restaurante dos irmãos McDonald's, para observar o negócio.


Ray Kroc logo percebeu rapidamente que a idéia dos irmãos era perfeita para o sucesso e tentou convencê-los a abrir novas franquias em todo os Estados Unidos. A comodidade e a falta de ambição, os irmãos recusaram, então Ray Kroc-se ofereceu para fazer isso por eles. Em seu retorno a Chicago começou imediatamente a trabalhar e 15 de abril de 1955, poucos meses após sua visita à Califórnia, abriu a primeira lanchonete da nova empresa, a McDonald's Corporation em Des Plaines, Illinois.

Durante os três anos seguintes, Ray Kroc começava a criar seu grande império, colocando mais 33 lanchonetes nos Estados Unidos, embora a explosão final ocorreria entre 1958 e 1960, quando atingiu mais de 100 lanchonetes. Em 1961, ele comprou todos os direitos sobre a marca McDonald's nos Estados Unidos dos irmãos McDonald, num total de US $ 2,7 milhões. Seis anos depois, a McDonald's deixava as fronteiras dos EUA instalando se perto de Vancouver, no Canadá, e em 1971 a franquia deu um salto pela primeira vez, abrindo sua primeira lanchonete na Europa, perto da cidade de Amsterdan.

Entrevista - Coca-cola - Inteligência musical

Gian Martinez, da Coca-Cola Brasil, fala da relação entre a marca e a música

Giselle Stazauskas

No início de abril, a Kappamakki Digital realizou um workshop em São Paulo reunindo as empresas Coca-Cola, Terra e Facebook. Na plateia, viam-se, além de profissionais de agências, diversos músicos e produtores musicais. Isso porque o objetivo do encontro era debater quais são os novos usos da música por meio das plataformas digitais. Propaganda conversou com Gian Martinez, Creative & Design Excellence Senior Manager da Coca-Cola Brasil, um dos palestrantes do evento, que falou sobre a importância da música para atrair e fidelizar consumidores para a marca de bebidas mais famosa do mundo há 125 anos. 

A Coca-Cola tem um público muito amplo. O que vocês fazem para atingir tantas pessoas com um estilo de música tão específico, muitas vezes?
Na verdade, acho que isso é justamente a beleza da música. Poucas coisas no mundo conseguem ser tão democráticas quanto a Coca-Cola. E outra delas é a música. Todo mundo gosta de música e, com certeza, uns gostam mais e outros menos de artistas específicos, mas existem de verdade alguns músicos e algumas canções que viraram unanimidade. A história está aí para contar. Dos Beatles à Lady Gaga, que hoje é forte no mundo pop, e por aí vai. Na realidade, a gente vê a música como uma grande aliada nesse sentido de conseguir se comunicar com todas as pessoas. 


A Coca-Cola tem 125 anos. Em toda a história da marca sempre esteve presente essa forte relação com a música?
Ela sempre teve essa relação com o que é relevante para a vida das pessoas. A Coca-Cola sempre se preocupou em ser importante na vida de cada um e entender como fazer isso. Então sempre estivemos presentes em universos tais quais a música, o futebol, o cinema, pois eles fazem parte da vida das pessoas e funcionam como uma ponte entre a Coca-Cola e os seus consumidores.
Como isso é trabalhado fora do Brasil, ou seja, em outros países e mercados?
Hoje, a Coca-Cola possui a mesma estrutura de excelência criativa em outros lugares do mundo. Nós somos uma rede que se fala e está sempre envolvida em todos os projetos que estão acontecendo. Aqui no Brasil, além de liderarmos todas as campanhas de todas as nossas marcas, a gente lidera alguns projetos da América Latina e alguns projetos globais. A Fanta, por exemplo, a gente vem liderando no Brasil nos últimos três anos para o mundo todo. Então, na verdade, hoje a Coca-Cola tem uma comunidade de pensadores criativos que trocam ideias e sabem o que está acontecendo aqui e lá, garantindo que a gente continue construindo marcas globais importantes para pessoas do mundo todo. 


Você pode mencionar alguns números que comprovem o sucesso dessas ações?
Não existe dúvida de que na última Copa do Mundo a Coca-Cola dominou o cenário de comunicação, que é extremamente competitivo nesse período e que há muita gente entrando com muito dinheiro. Foi a marca mais lembrada, a campanha favorita, a música do K’naan caiu na boca do povo de verdade. Você busca no Youtube e encontra; a torcida do Botafogo canta essa música da Coca-Cola até hoje nos jogos. O K’naan virou o artista mais tocado em 18 países. Isso tudo está numerado e são números muito contundentes que mostram o quanto isso é poderoso e funciona.
Como a Coca-Cola usa a música para ajudá-la a se manter no mercado há tanto tempo? Algumas pesquisas, inclusive, dizem que ela tem perdido sua relevância como marca.
Para começar, a gente não concorda com isso. Por exemplo, acabamos de ver uma palestra do Facebook aqui no evento, que mostra que a única marca entre as 10 páginas preferidas das redes sociais do mundo inteiro é a Coca-Cola. Isso mostra que ela continua viva, forte, poderosa, maravilhosa e jovem como nunca. É a única marca da lista. Então a gente não concorda com isso. Eu vi que saiu uma notícia outro dia de um instituto que fala sobre isso. Já o Interbrands (consultoria especializada em avaliação de marcas) continua colocando a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo, crescendo ano após ano. Então cada hora vem uma informação diferente. Na verdade, a gente tenta não pensar nisso, mas sim, se concentrar simplesmente em continuar fazendo coisas bacanas para as pessoas, que farão com que tenham orgulho da Coca-Cola, fazendo coisas que são importantes para elas, coisas que são relevantes, que elas admirem. E a gente tem certeza que, fazendo isso, vamos continuar construindo um futuro maravilhoso para os próximos 125 anos de Coca-Cola.


Falando em redes sociais, dessas novas mídias e plataformas, quais vocês têm utilizado?
Tudo. Basicamente. Existe uma mensagem importante, que todas essas novas ferramentas e novas tecnologias não trazem para a gente, uma perspectiva de fazer uma coisa para deixar de fazer outra. Pelo contrário, elas trazem mais ferramentas que devemos somar às ferramentas que já se utilizavam até então. Tem que fazer uma coisa e a outra. Então, na verdade, a gente procura estar presente em tudo aquilo que considera relevante, que vai nos ajudar a continuar sendo amado pelas pessoas.
O que é inteligência musical para você?
Acho que é a capacidade de entender o que está acontecendo e responder de forma pertinente. Acho que a inteligência está nisso, em ler o contexto, entender o que está acontecendo, interpretar de maneira correta para, a partir daí, ter uma iniciativa que seja adequada, que seja relevante. A não inteligência musical é jogar-se sem pensar em um assunto e esperar que os ventos façam as coisas acontecerem. Então acho que inteligência musical é isso, é estar absolutamente consciente das iniciativas que estão sendo tomadas no mundo da música.


Como é a estrutura da sua equipe?
Sou gerente sênior de excelência criativa, portanto, somos um grupo de pessoas que prezam pela excelência criativa da companhia. Temos dois grandes desafios: o primeiro é garantir uma cultura que valoriza a criatividade e o segundo é garantir que nosso output criativo seja do nível da Coca-Cola, que é líder de mercado e está à frente de todas as demais. Gerenciamos três grandes estruturas: de estrategistas criativos; de estrategistas de linguagem, que cuidam da produção das ideias; e de propriedade de marcas e alianças. 

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Para quase 80% dos pais, propaganda de alimentos prejudica as crianças

Quase 80% dos pais de crianças de até 11 anos acreditam que a PUBLICIDADE de fast food e outros "ALIMENTOS não saudáveis" prejudica os hábitos alimentares de seus filhos. Os resultados são de pesquisa do Instituto Datafolha feita com 596 pessoas de todo o País.

Os entrevistados também afirmam que esse tipo de propaganda dificulta os esforços para ensinar os filhos a ter uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (76%) e leva as crianças a amolar os pais para que comprem os produtos anunciados (78%).

O levantamento foi encomendado pelo Instituto Alana, ONG que luta pela regulamentação da PUBLICIDADE dirigida à criança. Isabela Henriques, coordenadora do projeto Criança e Consumo, explica que foram considerados como "ALIMENTOS não saudáveis" aqueles com alto teor de gordura, sódio ou açúcar.

"Estamos vivendo uma epidemia de OBESIDADE e existe um esforço da sociedade para ensinar as crianças a se alimentarem melhor", afirma Isabela. Mas a indústria de ALIMENTOS, diz ela, vai na contramão ao estimular as crianças a consumir produtos ricos em calorias e pobres em nutrientes. "A pesquisa mostra que os pais estão pedindo ajuda. Sozinhos, não conseguem frear esse bombardeio."

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discute desde 2006 a regulamentação da PUBLICIDADE de ALIMENTOS não saudáveis. No ano passado, a agência publicou uma resolução determinando que esse tipo de propaganda fosse acompanhado de alertas para possíveis riscos à saúde, no caso de consumo excessivo. Mas essa regra foi suspensa graças a uma liminar concedida pela Justiça Federal em favor da Associação Brasileira das Indústrias da ALIMENTAÇÃO (Abia).

O presidente da Abia, Edmundo Klotz, afirma que "discutir a PUBLICIDADE de ALIMENTOS é uma coisa do passado". A indústria, diz ele, está trabalhando para deixar seus produtos mais saudáveis em vez de discutir teorias. "Praticamente eliminamos a GORDURA TRANS. Agora estamos reduzindo o teor de sódio. Até 2020, devemos atingir um ideal de "saudabilidade"", diz. Mas Klotz não comenta como deveria ser PUBLICIDADE de ALIMENTOS até que esse "ideal" seja atingido.

Carlos Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica que "por mais que você substitua a GORDURA TRANS de uma barra de cereal por gordura saturada, ela ainda terá grande densidade energética". O pior, continua, é que as pessoas acabam substituindo uma fruta por esse tipo de industrializado supostamente SAUDÁVEL.

Evidências. Em 2005, o Instituto de Medicina dos Estados Unidos revisou 123 estudos que investigavam a ligação do marketing com as preferências alimentares das crianças. A conclusão foi de que "a ideia de que algumas formas de marketing aumentam o risco de OBESIDADE não pode ser descartada".

Em 2009, pesquisadores da Universidade Yale fizeram uma experiência para avaliar o impacto da PUBLICIDADE de ALIMENTOS na TV sobre crianças em idade ESCOLAR. Lanches foram oferecidos a dois grupos de estudantes enquanto eles assistiam a desenhos animados. Os pesquisadores verificaram que no grupo exposto à PUBLICIDADE de alimento, o consumo de lanches foi 45% maior. O estudo foi publicado na revista da American Psychological Association.


PARA ENTENDER

Empresas não cumprem pacto

Em agosto de 2009, as 24 maiores empresas do setor alimentício firmaram um compromisso público para limitar a PUBLICIDADE dirigida às crianças. Elas deveriam detalhar, até o fim daquele ano, de que forma colocariam a ideia em prática.
Mas, segundo levantamento do Instituto Alana, até dezembro de 2010 apenas 12 das 24 empresas envolvidas no acordo haviam detalhado seu compromisso no site. Destas, apenas 8 possuíam a descrição dos critérios nutricionais que serviriam de base para determinar o que poderia ser considerado um alimento SAUDÁVEL ou não SAUDÁVEL.

Via CFN

Outdoor interativo

No mundo da publicidade tem aqueles que dizem que a vida do outdoor esta acabando. Mas isso é uma visão das pessoas que não tem criatividade para usufruir deste meio. A agência canadense LG2 criou uma ação nos pontos de ônibus para a ASSS (Agência de Saúde e Serviços Sociais) de Quebec.
No abrigo de ônibus as pessoas se deparavam com um outdoor interativo. A imagem era a de um paciente que sofreu uma parada cardíaca, com duas mãos no peito do paciente para realizarem uma massagem cardíaca. A interação acontecia pois enquanto esperavam o ônibus, os passageiros se iam até o outdoor e realizavam a massagem. Ao fazer isso, o eletrocardiograma voltava a funcionar, fazendo com que o coração voltasse a bater.


















Parabéns a agência LG2 por mostrar que o outdoor ainda é uma mídia interessante se utilizada de maneira criativa e interativa.

Segue abaixo o vídeo da ação:




Fonte: http://criativebreak.wordpress.com/

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Brasil pode proibir publicidade infantil

Câmara dos Deputados retoma projeto para acabar com propaganda de produtos e serviços para crianças

O Congresso Nacional retomou as discussões do projeto de lei que pretende proibir a publicidade infantil no país. A proposta confronta o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e gera controvérsias.
Em tramitação há uma década, o projeto foi proposto pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Com o término da legislatura, no ano passado, foi arquivado. Hauly foi reeleito e retomou o projeto.
Embora não continue no Congresso (Hauly assumiu a Secretaria da Fazenda do Paraná em janeiro), o projeto segue sua tramitação. Neste momento, está na Comissão de Ciência e Tecnologia.
Sua justificativa é a de que a publicidade para crianças estimula hábitos consumistas. A criança passaria a ter o poder de influenciar a decisão de compra na família.
"Imagine a situação de um pai assalariado com uma filha seduzida por um comercial de viagem à Disney," diz o deputado Sandes Júnior (PP-GO), que recomenda a publicidade somente para pessoas acima de 12 anos.
Para a advogada Isabella Henriques, coordenadora de um programa do Instituto Alana, "a propaganda infantil transforma as crianças em promotores de venda".
O Alana é uma organização sem fins lucrativos de defesa dos direitos das crianças relacionados ao consumo.
Recentemente, uma pesquisa feita pelo Datafolha para o instituto mostrou que 80% do poder de venda das redes de fast food está lastreado pela propaganda.
Apesar disso, o Alana não defende a proibição da publicidade. "Os comerciais têm de ser direcionados para os pais, não para as crianças," afirma Isabella.

REGRAS DE HOJE
Atualmente, qualquer propaganda no país tem de ser feita a partir de regras definidas pelo Conar.
Criado em 1980, o conselho é formado por representantes da sociedade civil (como órgãos de defesa do consumidor), fabricantes, anunciantes e publicitários.
Há penalidades previstas caso alguma peça seja questionada. "Uma única queixa de consumidor ao Conar é o bastante para abrirmos um processo", diz Edney Narchi, vice-presidente executivo do Conar. "Retiramos uma peça do ar, quando é o caso. O que não pode é haver censura prévia, que é o que estão tentando fazer com esses projetos no Congresso," diz.
Segundo a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), o país está caminhando contra a tendência mundial.
Um levantamento feito pela associação mostrou que só três países proibiram a publicidade infantil (Suécia, Noruega e a província canadense de Québec). "O mundo escolheu a autorregulamentação", diz o publicitário Stalimir Vieira, assessor da presidência da Abap.
Para ele, não se pode punir um segmento por impulsionar o consumo. "É inegável que a propaganda tem poder de estimular as vendas, mas cabe aos pais a decisão de compra."
Uma pesquisa do Ibope mostrou que 25% dos brasileiros compram devido à publicidade. Só 37% comprariam menos se não houvesse propaganda. A maioria (66%) considera a propaganda informativa. Além disso, só 1% das reclamações registradas nos Procons do país se referem à publicidade.
Justamente por isso, o Conar considera que o Congresso não é o lugar ideal para esse tipo de debate. "Estamos abertos para reformulações, caso sejam necessárias."


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Festival de publicidade de Cannes começa com foco em digital

Palestrantes famosos, novas categorias e grande número de peças nacionais inscritas marcam edição do evento



Começou neste domingo o maior festival de publicidade do mundo estreando duas novas categorias “efetividade” – ou seja, aquilo que ela consegue provar ter trazidoem retorno para uma marca de uma campanha O novo troféu foi batizado de Creative Effectiveness e será entregue no último dia do evento, junto com os mais importantes do festival – Film, Film Craft e Titanium and Integrated Outra novidade é a premiação para holding do ano: toda agência que tem 20% ou mais de seu capital controlado por uma “agência holding” irá contribuir com pontos para o desempenho dela ao longo do festival – e o troféu será entregue no sábado. Logo no primeiro evento oficial de Cannes, na manha deste domingo, o marketing digital foi assunto. O Brasil foi o segundo pais com mais campanhas inscritas (2.647 no total, atrás apenas dos EUA), certamente sairá do evento com diversos Leões de Ouro para adornar as prateleiras das agências nacionais. O primeiro dia foi aberto com uma palestra sobre “idéias que duram”, feita pelos executivos da agencia goviral. Martin Lindstrom, especialistas em marcas, traçou um paralelo entre marcas e religiões, trazendo ao publico uma pesquisa que mostra que as duas coisas, quando bem sucedidas, ativam áreas semelhantes do cérebro. “É um pouco assustador, mas também fascinante”, disse.

Com a importância da internet tornando-se cada vez mais óbvia para agências e anunciantes, o marketing digital – inclusive aquele feito para plataformas móveis – será um dos destaques do evento. Haverá diversas palestras sobre o assunto, assim como um seminário sobre "Social Mobile Marketing", que contará com idéias do Dr. Orin Levine, do Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, e de Mitch Spolan, da LivingSocial. Especialistas como James O’Connor, da Velti, também irão abordar o tema no evento.

O AMOR ESTÁ NO AR – OU MELHOR, ONLINE – NA TURMA DA MÔNICA JOVEM

Os personagens mais emblemáticos de Mauricio de Sousa, Mônica e Cebola, assumem o namoro nas redes sociais em filme criado pela MF5 e produzido pela Digital 21. Para promover o lançamento da edição 34 da revista Turma da Mônica Jovem, da Panini, a agência preparou uma ação que mostra a repercussão digital que a união causou na turminha do Bairro do Limoeiro. No comercial, um smartphone lança a dica: “O amor está no ar”. Logo depois, Magali e Cascão conversam sobre a “fofura” do mais novo casal.



Nas redes sociais, a “dentuça” dá o veredito: com a capa da revista, ela afirma que “está in love”. Chegou a hora da verdade: Cebola percebe que, se não pedir a Mônica em namoro, vai correr o sério risco de perdê-la para outro garoto. Desde os tempos da turminha, com tantos planos infalíveis, nós nas orelhas do Sansão e coelhinhos voando sobre cabeças, Mônica e Cebola estão sempre divididos entre disputas e alianças. Às vésperas do Dia dos Namorados, chega finalmente o momento de colocar as cartas na mesa. O namoro mais comentado do momento sai dos quadrinhos e invade o mundo real e o online – afinal, assim como grande parte dos adolescentes de hoje, a turminha vive conectada.

Fonte: Ana Castilho | Giusti Comunicação Estratégica | (GC)

terça-feira, 21 de junho de 2011

TALENT DIVULGA O MIZUNO PROPHECY

A Talent lança campanha para divulgar o novo tênis Mizuno Wave Prophecy, da Alpargatas. Com a ideia de romper todos os conceitos do universo de running, o Mizuno Wave Prophecy chama a atenção pela mistura de cores fortes em conjunto com a placa Wave Infinity Estendida, agora presente do calcanhar até a ponta dos pés, diferencial que impulsiona o corredor a cada passada. O modelo, que é um lançamento mundial da marca, reúne nove tecnologias exclusivas da Mizuno. Além de anúncios de mídia impressa e lançamento de um hotsite sobre o produto, a campanha contará com grande interação com consumidores por meio das redes sociais, como Facebook (www.facebook.com/mizunobrasil) e, especialmente, pelo Twitter (@mizunobr). Por meio do slogan “Seja seguido”, o novo Mizuno é apresentado como um tênis que está à frente de todos: sejam os seus concorrentes, os corredores do mundo real ou os admiradores do mundo virtual. A campanha estreou na última sexta-feira, 10 de junho, em revistas femininas, fitness, negócios e comportamento.


Ficha técnica
Criação: Alexandre Nego Lee e Rodrigo Bombana
Direção de criação: João Livi, Alexandre Nego Lee e Rodrigo Bombana
Art buyer: Mario Coelho
Produtor gráfico: Ingo Santos e Matias Santos
Arte-finalista: Pedro Neto
Revisor: Emílio Gonzalez
Fotógrafo: Marcel Valvassori
Tratamento de imagens: Boreal
3D: Gelmi
Mídia: Paulo Stephan, Maurício Almeida, Leila Rocha e Thiago Munhoz
Planejamento: Mari Zampol e Thiago Lopes
Atendimento: Erick Machado, Rafael Barajas e Camila Mancebo
Aprovação pelo cliente: Márcio Utsch, Fernando Beer e Ricardo Matera

Fonte: Aline Camargo | Comunicação Corporativa Talent | (GC)

Facebook deve assumir liderança no mercado de anúncios online

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A receita de publicidade do Facebook nos Estados Unidos chegará a 2,2 bilhões de dólares em 2011, tomando o lugar do Yahoo e abocanhando a maior fatia do mercado online de anúncios visuais.
Essa receita dará ao Facebook uma participação de mercado de 17,7 por cento em publicidade visual na Internet nos EUA, de acordo com um relatório divulgado nesta segunda-feira pela empresa de pesquisa eMarketer. No ano passado, esse dado era de 12,2 por cento.
Os números mostram a trajetória crescente do Facebook, a maior rede social do mundo. A companhia viu seu valor de mercado subir para cerca de 80 bilhões de dólares em recentes transações de suas ações no mercado privado e alguns investidores antecipam que o Facebook pode fazer uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) já no próximo ano.
Embora o Facebook tenha agarrado a liderança, o analista do eMarketer, David Hallerman, disse que o mercado geral para anúncios online, que incluem os chamados banners, os vídeos promocionais e patrocínios de websites, está crescendo robustamente, a ponto de beneficiar diversas companhias.
"Este não é um jogo com resultado igual a zero", disse Hallerman, afirmando que o mercado de anúncios visuais na Internet está registrando um rápido crescimento à medida que tanto grandes marcas internacionais quanto pequenos negócios locais estão utilizando a Web para chegar aos consumidores.
Companhias da Internet como Yahoo, Google e Microsoft estão competindo por estes anunciantes, à medida que novos concorrentes, como a empresa de compras coletivas Groupon, oferecem alternativas de divulgação online.

Alexei Oreskovic

COCORICÓ LANÇA CAMPANHA EM 3D PARA COMEMORAR SEUS 15 ANOS.


Quem for assistir Kung Fu Panda 2 nos cinemas da rede Cinemark vai se deparar com um vídeo em 3D da Turma do Paiol nos primeiros minutos de projeção. A iniciativa, patrocinada pela TV Cultura no circuito Cinemark dos principais shoppings centers da Grande São Paulo, faz parte da campanha de aniversário de 15 anos do programa infantil Cocoricó e do lançamento de sua nova temporada na tela da TV Cultura, que aconteceu dia 18 de junho, sábado. A partir do dia 24 de junho, quando estreia nos cinemas a animação Carros 2, mais um vídeo, também em 3D, circulará nos mesmos espaços. “Há 15 anos falando a língua do seu filho” é o slogan da campanha.

O plano de mídia conta também com inserções publicitárias nos principais jornais e revistas do País, além dos veículos de comunicação especializados. No ar desde 1996, o Cocoricó encanta o público infantil com as histórias do Júlio e seus amigos. As aventuras mesclam, com muito ritmo, cor e dinamismo, temas relativos às áreas cognitivas, emocionais, físicas e sociais. Sinônimo de sucesso, a atração já garimpou oito prêmios, sendo três internacionais, é exibida atualmente em pelo menos quatro países além do Brasil, e comercializou, só em 2010, 6,5 milhões de produtos com a sua marca.

Fonte: Guilherme Mariano | Assessoria de Comunicação TV Cultura | (GC)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SONHO DE INTERNAUTA NA EMBALAGEM DE SONHO DE VALSA

Para destacar a nova embalagem selada de Sonho de Valsa, que deixa o bombom ainda mais crocante, a agência interativa W3haus criou o aplicativo “Meu sonho” para o Facebook. Com a ferramenta, os internautas poderão compartilhar seus sonhos por meio de uma embalagem personalizada de Sonho de Valsa. A estratégia para o produto da Kraft Foods Brasil é se apoiar no gosto dos brasileiros pela tecnologia e pelas redes sociais e gerar uma experiência divertida com o produto.


Para compartilhar seu sonho com os amigos de Facebook, basta o usuário escrevê-lo na página do aplicativo juntamente com seu nome. O resultado é uma imagem personalizada do bombom, que no lugar de “Valsa” no logo “Sonho de Valsa” trará o nome do internauta. Na hora de compartilhar o bombom personalizado, o usuário também divulga uma mensagem com seu sonho para os amigos.

Fonte: Daniela Dahrouge Alves | Giusti Comunicação Integrada | (GC)

KUNG FU PANDA NO MCDONALD’S


CREATA É RESPONSÁVEL PELO MATERIAL DE ATIVAÇÃO DO MCDONALD’S PARA KUNG FU PANDA.

A Creata Brasil, agência especializada em marketing para crianças e famílias, é responsável pela criação e desenvolvimento do material da nova ativação do McDonald’s, que teve início no último 9 de junho, tendo com tema os personagens do filme Kung Fu Panda 2.


A linha de itens desenvolvidos pela Creata, com os personagens do longa, conta com as surpresas, que vêm junto ao McLanche Feliz e com o material de PDV, que inclui adesivos para portas, chão e mesa, lâmina de bandeja e para colorir, displays de mesa interativos e para o drive true, quiz sobre o filme, photo oportunity, viseiras, jogo de cartas e bonés para todos os funcionários do Brasil. A Creata também elaborou toda a plataforma digital da promoção, que inclui hotsite, com conteúdo sobre as propriedades e as surpresas, além de quatro games e informações para as mães.


Fonte: Bianca Alvarenga e Thaís Murbach | Activa Comunicação